Existem vários tipos de seguros de cargas disponíveis no mercado segurador, que se aplicam a cada modelo de negócio, a cada operação e necessidades da empresa.
O Seguro de Carga para o transportador tem por objetivo proteger a própria transportadora, uma vez que em uma situação de danos à mercadoria de terceiros, a empresa terá uma cobertura para indenização dos prejuízos causados. Contribuindo assim para a saúde financeira da empresa. Afinal, a falta de um seguro adequado para o risco exposto, pode causar grandes prejuízos. Para evitar isso, basta entender o que seu risco precisa.
Seguem alguns exemplos dos seguros de cargas para transportador:
Seguro Obrigatório:
RCTR-C – Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga
O Seguro RCTR-C trata-se de um seguro obrigatório, que aplica-se para danos e perdas das cargas inerentes a acidentes de trânsito durante o transporte, como: acidentes decorrentes de colisão, capotagem, abalroamento e tombamento.Também muito conhecido como RC ou seguro obrigatório (desde 1966).
Seguro Facultativo:
RCF-DC – Responsabilidade Civil Facultativa por Desaparecimento de carga
O Seguro de RCF-DC é facultativo, ou seja, sua contratação não é obrigatória. É usado também por transportadores, para garantir a indenização das perdas em caso de roubos ou desaparecimento da carga. Como regra depende que seja contratado primeiro, o seguro de RCTR-C.
Neste tipo de seguro, aplica-se as regras de gerenciamento de risco, que visam aumentar a segurança nos embarques, de forma que os prejuízos possam ser minimizados.
Seguro Facultativo:
RC Ambiental Transportes – Responsabilidade Civil Ambiental
É um seguro facultativo, que oferece coberturas para danos que possam ser causados ao meio ambiente e a propriedade de terceiros, por vazamento ou tombamento da carga de produtos perigosos ou poluentes ao meio ambiente. Além de cobrir as despesas com a remoção de resíduos e a limpeza das áreas contaminadas ou poluídas após os acidentes.